CURSOS

Código: 5870

Dia: 27/06/2019, das 18h às 21h30

CH: 04 horas

Taxa: R$ 50,00

Sind.: R$ 20,00 (1° inscrição gratuita para escolas sindicalizadas em dia)

Vagas: 30

FANTOCHES, DEDOCHES E AVENTAL PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA APRENDER E BRINCAR

Esse projeto busca inserir pratica pedagógica no contexto de sala de aula, apresentando técnicas com o uso de dedoches , fantoches e aventais de contação de historias, confeccionados pelos professores e pelos alunos. O uso destes materiais como recurso didático pode e deve estar atrelada a todo processo de ensino aprendizagem.

 

NEUSA CASTRO - Ministra há mais de 18 anos cursos e palestras com a finalidade de ampliar o conhecimento artístico e artesanal dos professores. Formada e Pós Graduada em Arte Educação e Artes Cênicas. Iniciou sua carreira na Educação em 1989. Trabalhou com várias séries desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Atuou na Diretoria de Ensino Sul 3 onde desenvolveu diversos trabalhos ligados a Secretaria da Educação, Cultura e outros. Realiza diversas matérias para revistas de arte e educação em geral, atua no Canal São Paulo - TVA, e na TV Rá-Tim-Bum.

SÍNTESE: Esse projeto busca inserir pratica pedagógica no contexto de sala de aula, apresentando técnicas com o uso de dedoches , fantoches e aventais de contação de historias, confeccionados pelos professores e pelos alunos. O uso destes materiais como recurso didático pode e deve estar atrelada a todo processo de ensino aprendizagem.

Este trabalho une coordenação motora fina e ampla, movimentos, pintura, colagem, trabalha com cores, atenção, dialogo e contação de história.

 

OBJETIVO: Aprender a criar e confeccionar de acordo coma a prática pedagógica de cada série, fantoches, dedoches e avental de contação de histórias.

Desde cedo à criança escuta histórias e fabulas, e aprende a imaginar e repetir os seus heróis da ficção. A criança logo, quando nasce é embalada pelo som da voz da mãe que conta histórias e de certa forma se aproxima criando um laço de afeto. Assim, da mesma forma acontece com a criança na escola, ao escutar uma história, ela vivencia e experimenta novas sensações e torna-se um elemento fundamental de afetividade com o educador.

MATERIAL- 1 m de tnt grosso ( cor solida ), cola bastão e liquida, cola quente, tesoura, caneta hidrocor , 1 m de velcro,  retalhos de feltro, linha de bordado e meada de linha de bordar, fita dupla face ou durex , fitas de tecido de cores variadas, papel colorido ( com várias cores) tamanho A4 ou ( dobradura, kit do artista ou similar ), um livro paradidatico trabalhado em sua sala de aula ou a trabalhar ( se tiver ).

PÚBLICO-ALVO: Professores, diretores e coordenadores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio, de Artes e demais áreas do interesse.

 

 

COMPARTILHE:    

LOCAL


 


 

R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500